terça-feira, 13 de setembro de 2011

A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


A escola é uma instituição propícia para prevenir doenças relacionadas a má alimentação mas, para isso, é necessário um planejamento de atividades, programas e projetos voltados para a reeducação alimentar.

A criação de uma proposta interdisciplinar envolvendo a comunidade escolar trará melhores resultados do que um projeto/atividade isolados. Para isso, é necessário atentar a alguns pontos e sugestões:
·         A criança faz pelo menos uma refeição por dia na escola;
·         É possível trabalhar noções de educação alimentar de formas diversificadas;
·         Oferecer oportunidades da prática de atividades físicas, lúdicas e esportivas como estratégia de gasto calórico e aprendizado para um estilo de vida saudável;
·         O educador deve também repensar e reprogramar seu estilo de vida;
·         Oferecer alimentos saudáveis na merenda escolar (escolas públicas) ou na cantina (escolas privadas);
·         Projetos integrados, tais como: criação e manutenção de uma horta; atividades artísticas voltadas para a temática; criação de um programa que incentive o aprendizado da confecção de alimentos saudáveis (tipo: "Criança na cozinha", por exemplo); entre outros.
Existem muitas estratégias para alcançar os objetivos já expostos, o que é preciso envolvimento da comunidade escolar (pais, alunos, professores, gestores e funcionários). Como a obesidade já é uma realidade na infância e adolescência, é preciso que a escola inclua no seu projeto político pedagógico ações para a prevenção e auxílio no tratamento desta patologia.

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