terça-feira, 13 de setembro de 2011

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO MUSCULAR E SEUS BENEFÍCIOS


Muito já se ouviu sobre atividade física e seus benefícios para a saúde. Muitas pessoas afirmam que sabem a respeito. Mas será que essas pessoas transformam essa informação em conhecimento? Ou seja, será que elas põem em prática a informação? Poucos... Então não sabem, apenas é uma informação a mais na vida.
Apresentam inúmeras desculpas: não têm tempo; não gostam; estão muito cansados; desmotivados... O fato é que cada vez mais pessoas tornam-se obesas neste país.
Segundo nova pesquisa do IBGE, quase metade da população brasileira (49%) a partir dos 20 anos está com excesso de peso.

Nós precisamos reverter essa situação adotando um estilo de vida saudável. Estudiosos recomendam pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia.
Trago, então, uma excelente dica para essa mudança: que tal fazer alongamento?
 O alongamento é um exercício voltado para alongar músculos, tecidos conjuntivos e outros tecidos. Para Alter (1999) os exercícios de alongamento podem:
  • reduzir a tensão muscular;
  • ampliar o relaxamento;
  • reduzir o risco de problemas nas costas;
  • melhorar a consciência corporal;
  • previnir prováveis lesões musculares.
Outros autores pontuam diversos benefícios do alongamento, relacionados à melhora da postura, amplitude dos movimentos, diminuição de dores localizadas nas costas, entre outros.
Desde minha adolescência pratico atividades físicas. Posso testemunhar que, depois da descoberta destes exercícios, nunca mais senti dores lombares. Sentia muita dor nas costas quando ficava alguns minutos numa posição estática. Quando começei a fazer alongamentos específicos para os músculos das costas as dores desapareceram.
Que tal, depois destas informações básicas, iniciar um programa de atividades físicas com exercícios de alongamento? Espero uma atitude positiva, comece...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário